quinta-feira, 8 de abril de 2010

Exagerou no ovo de Páscoa?

05/04/2010 - 18h03 (Leonardo Soares - gazeta online)

Cuidado na hora de perder peso...

15, 20, 50. Não importa o tamanho. O ovo de chocolate é, sem dúvida, a celebridade culinária quando o assunto é Páscoa. Ele serve para manter a tradição familiar, escondendo os ovos para os filhos encontrarem, e até mesmo para presentear os amigos, namorados ou colegas de trabalho. Mas para quem passa o ano inteiro disputando cada grama com a balança, o domingo Pascal pode significar um perigo e uma tentação aos chocólatras, quando o consumo é exagerado. E a dor de cabeça vem justamente na segunda-feira seguinte. Mas cuidado. As calorias adquiridas com os ovos de chocolate não somem de uma hora pra outra, como o coelho da Páscoa. É preciso alimentação balanceada e exercícios regrados.  
Maria Rute: 'Ai meu Deus. Vou ter que fazer uma dieta acirrada. Comer só folha e verdura'
Quem sempre entra em desespero quando chega o feriado da Páscoa é a comerciante Maria Rute Pereira Pessoa, de 40 anos. Ela mora em Vitória, tem uma família composta por nove pessoas e garante que um ovo é pouco para cada um.
"Meu Deus do céu. É um ovo de Páscoa pra cada um e mais duas caixas pra mim. E ainda falta, porque já estão querendo que eu compre de novo. Os quilos que eu perdi, eu engordei tudo de novo nessa Páscoa", brincou.
Mas na hora da solução para perder novamente todas as calorias, Maria Rute é radical. "Vou ter que fazer uma dieta acirrada. Comer só folha, só verdura. Está todo mundo reclamando que engordou. Ai Jesus. Todo mundo vai ter que entrar na dieta de verdura com água e sal", disse.
Cuidados


Embora a preocupação de Maria Rute seja engraçada, é preciso muita atenção e responsabilidade na hora de condenar a gordurinha deixada pelos ovos de Páscoa. Querer perder as praticamente duas mil calorias de um ovo tamanho 20 fazendo exercícios forçados em um só dia não é nada recomendado, por exemplo, de acordo com instrutores de academias. Fechar a boca e comer apenas saladas também não é o caminho, para nutricionistas.
O instrutor Ozimar Gomes dá aula em academias há 28 anos e já viu o desespero de muita gente para recuperar o peso ideal. "Muda todo o metabolismo da pessoa durante o feriado da Páscoa. Além de comer muito chocolate, ela fica parada, sem exercícios físicos. A perda tem que ser natural, sem forçar a barra". A opinião de Ozimar é compartilhada pelo também instrutor de academia Bruno Giacomelli. Para Bruno, o trabalho é lento e precisa de acompanhamento.
"É só parar pra pensar. Um ovo de páscoa número 20, por exemplo, tem cerca de duas mil calorias. Se a pessoa come um ovo desses inteiro, ela precisa de, no mínimo, 40 minutos de exercícios por dia, durante uma semana, para recuperar a forma. Duas mil calorias é o total de todas as refeições de um dia inteiro, só para se ter uma ideia do que a pessoa vai precisar perder", explicou.
E não existe receita pronta para excluir as calorias a mais, segundo a nutricionista Júlia Cavalcanti. Uma dieta radical, de acordo com a especialista, pode trazer solução imediata, mas esconder uma série de outros problemas no futuro. 
"É comum as pessoas correrem para dietas mirabolantes, como parar de comer, parar de almoçar. Tudo isso pra perder peso mais rápido. Mas nada disso é indicado. Essas dietas muito restritas acabam trazendo deficiência de nutrientes. Você perde peso rápido, mas depois tem prejuízos, porque vai engordar com muito mais facilidade", orientou.
Para a nutricionista, o melhor caminho é aumentar o consumo de frutas, verduras e alimentos integrais, além de consumir mais líquidos. E uma dica. Depois da Páscoa sempre sobra ovo de páscoa. O consumo do chocolate restante deve ser feito aos poucos, para que realmente esse chocolate supra as necessidades do organismo e não se transforme em gordura. E o principal: dividir com a família, para não exagerar novamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário